Laser e a Fonoaudiologia







A laserterapia é indicada para uma série de tratamentos. Ela pode ser usada isoladamente ou como coadjuvante em diversos processos, favorecendo o reparo tecidual, a redução da dor, a drenagem de edemas, resolução de inflamações, dentre outros.

Na área da saúde, o laser pode ser classificado como de alta ou baixa potência. O laser de alta potência é de uso médico e odontológico e podem gerar danos programados ao tecido sendo, portanto, utilizados para fins cirúrgicos.

Na Fonoaudiologia, o laser de baixa potência pode ser um grande aliado em diversas áreas de atuação, sobretudo relacionadas à motricidade orofacial, à disfagia e à voz.

Seus benefícios no treino muscular potencializam a terapia miofuncional e acelerando o ganho de força, reduzindo os níveis de fadiga e melhorando o desempenho dos músculos durante a execução de diversas funções, como a fala e linguagem.

Na disfagia, o laser é bastante utilizado para melhorar o fluxo salivar, tanto em pacientes com xerostomia (falta de saliva), como na inibição da produção nos quadros onde há sialorreia (excesso de saliva).

Os pacientes que apresentam aspiração, devido à pneumonia de repetição, são os que mais se beneficiam com a laserterapia.

O laser pode proporcionar melhora nas funções de mastigação, na palatalização, permitindo, em alguns casos, o retorno mais rápido à via oral e a variadas consistências.

Em relação à terapia indireta, a laserterapia pode ser aplicada a fim de estimular o trofismo da musculatura que, junto dos exercícios miofuncionais, favorecerá a tonificação ou o relaxamento muscular.

No tratamento da Paralisia Facial com o Laser, o objetivo é promover à modulação da inflamação e estimula a regeneração do nervo lesionado.

Já na fonoaudiologia estética, a terapia é voltada para alcançar uma face harmoniosa, com a suavização de rugas e marcas de expressão.

Com os estímulos para produção de colágenos, melhora da microcirculação local e da hidratação da pele.

Outro recurso utilizado na terapia com o laser é o ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood). Método de terapia que consiste na irradiação intravascular do sangue, por meio de uma fibra óptica.

É realizado através de uma pulseira especifica, colocada no punho. Sem apresentar dor ou queimação. Tendo como objetivo otimizar a recuperação em pós-cirúrgicos, proporcionando redução mais rápida dos edemas e melhora do estado geral ,dentre outros grandes benefícios.

O número de sessões de laserterapia vai variar, pois depende do tipo de enfermidade tratada ou do estímulo que se pretende produzir e principalmente da frequência do paciente.

Para ESTUDANTES e PROFISSIONAIS de FONOAUDIOLOGIA

Tenho 2 cursos incríveis para indicar sobre Laserterapia na Fonoaudiologia. O primeiro é um congresso completo online só sobre LASERTERAPIA. Clique aqui e saiba mais.
O segundo é um curso de Laserpuntura, com uma excelente professora e conteudo completo. Clique aqui para saber mais!


Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário