Atuação da Fonoaudiologia na Disfagia em Hospital







Disfagia é o nome dado para qualquer dificuldade que o paciente apresente para engolir alimentos, líquidos e / ou saliva, desde o seu trajeto inicial (boca) até a sua transição do esôfago para o estômago.

Entre os sintomas do distúrbio encontra-se a dificuldade ao engolir, a sensação de algo parado na garganta, tosses ou engasgos frequentes. Esses engasgos são causados por alimentos ou pela saliva, cansaço, febre, rouquidão ou restos de comida na boca, após alimentação.

O tratamento conservador é feito pela fonoaudiologia, mas, muitas vezes, se precisa de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

No caso da disfagia, além de exames físicos, o diagnóstico pode ser realizado através de exames de endoscopia. Essa abordagem depende de cada caso, sendo mais indicada para os casos de suspeita de câncer.

A equipe de fonoaudiólogos adota estratégias específicas, elaboradas de forma personalizada para cada paciente. O objetivo é garantir que os pacientes tenham condições de receber a alimentação e a hidratação adequadas.

Cada caso exige uma atenção personalizada para garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismos. Algo fundamental para os pacientes com disfagia. Esse cuidado é essencial também para promover um pós-cirúrgico tranquilo, especialmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os exercícios são realizados com fonoaudiólogos para auxiliar na coordenação dos músculos da deglutição ou a estimular os nervos que acionam o reflexo da deglutição. Em alguns casos é necessário o uso de um tubo para esticar o esôfago, visando dilatá-lo. Isso pode ser feito através da endoscopia, com um balão especial anexado para expandir a largura do esôfago

Conheça os 2 cursos sobre Disfagia que tem o preço de 1!

DISFAGIA II + DISFAGIA I Avaliação e tratamentos em adultos
Curso online com publico alvo, Fonoaudiólogos. Ministrante de referência nacional e internacional no tema. Saiba mais

Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo Whatsapp



Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário