Tratamento Fonoaudiológico para adultos






A comunicação é uma habilidade essencial, e está intrínseca ao ser humano. Nós nos comunicamos através da fala, expressões faciais, gestos, contato visual, escrita, digitação e muitas outras formas. Cabe ao fonoaudiólogo então, auxiliar os pequenos nessa trilha até a comunicação eficiente. O desenvolvimento correto da linguagem, fala e audição, ajudam os pequenos a estabelecerem uma comunicação com o mundo e proporciona para eles a confiança necessária para buscar novos desafios, aprender, estabelecer conexões.

Cursos online de Fonoaudiologia

É comum adultos recorrerem à fonoaudiologia quando apresentam dificuldades na comunicação social com outros indivíduos ou em ambiente de trabalho.

Nesses casos, as principais queixas são de alteração para articular os sons da fala, expressividade oral (no caso de profissionais da voz como atores ou cantores) ou um problema vocal, devido ao uso inadequado da voz.

A consulta com o fonoaudiólogo pode ocorrer de diferentes maneiras, dependendo do caso apresentado pelo paciente. Cabe ao profissional a realização da detecção, diagnóstico e, posteriormente, a condução do tratamento para resolução do quadro apresentado.

A intervenção fonoaudiológica também pode melhorar muito a qualidade de vida relacionada a doenças como apnéia do sono; câncer de cabeça e pescoço que interfere na fala e na deglutição; labirintite que causa tontura e vertigem; paralisia facial; AVCs, traumatismos e outras doenças neurológicas; intervenções faciais como cirurgia ortognática e trauma de face; cirurgias na garganta; entre outras.

O atendimento com idosos tem o intuito de fortalecer os músculos da deglutição. A fim de prevenir os engasgos frequentes casados pela fraqueza e perda da coordenação dos músculos da deglutição ou perda auditiva por causa do envelhecimento normal.

Além da comunicação, a fonoaudiologia trabalha para proporcionar melhores condições de vida a pacientes que apresentam disfunções na respiração, expressão facial, deglutição, entre outros quadros.

A fonoaudiologia se mostra extremamente eficaz em todos os ciclos da vida: crianças, adultos ou idosos podem se beneficiar com o tratamento fonoaudiológico. Pacientes que possuem algum tipo de deficiência mental, Síndrome de Down, esclerose múltipla, entre outros quadros, também são beneficiados pelo tratamento com um profissional de fonoaudiologia.

Até a próxima!



Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário