Linguística e a Fonoaudiologia







A linguística é uma ciência que tem como objeto de estudo a linguagem e suas manifestações.

Os estudos da linguística estão divididos em fonética, fonologia, sintaxe, semântica, pragmática e estilística. Há ainda três áreas relacionadas: lexicologia, terminologia e filologia.

A linguagem é uma área a ser trabalhada pela fonoaudiologia, e sendo a linguagem o objeto de estudo da lingüística (a linguagem verbal, oral ou escrita) é de fundamental importância que o fonoaudiólogo conheça seu funcionamento, como se dá sua a aquisição e o desenvolvimento da mesma.

Portanto, a linguística é um dos assuntos do curso de Fonoaudiologia, que explora matérias nas áreas de saúde, educação, psicologia, lingüística, física acústica e pedagogia, além de estar voltada para o estudo específico das patologias de comunicação humana, visto que é considerada a área de maior estudo do fonoaudiólogo. Ela tem simplificado e otimizado a descrição exata e a avaliação objetiva de sistemas fonológicos com desvios, contribuindo muito para a atuação do fonoaudiólogo.

Curso online de Neurolinguística

Cursos online de Fonoaudiologia

O objetivo principal  é fornecer ao estudante de Fonoaudiologia os conhecimentos necessários no campo da Lingüística para a compreensão do processo de comunicação humana e para a aplicação prática no campo da Fonoaudiologia. Os objetivos secundários são proporcionar ao aluno o conhecimento e a reflexão sobre os pressupostos e métodos lingüísticos, levando-o a perceber a linguagem como uma atividade humana passível de análise, pelas variadas concepções que esta pode receber.

A partir da formação clínico-terapêutica, o fonoaudiólogo está capacitado, também, a realizar assessoria em atividades que envolvem a prevenção e o aperfeiçoamento de aspectos ligados às áreas da linguagem, voz e audição. O fonoaudiólogo está apto a avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios de linguagem, voz e audição sejam eles de causa orgânica, funcional ou associada a alguma síndrome.

Compete ao fonoaudiólogo fazer diagnóstico, porém, é de extrema importância ter o bom senso de encaminhar o paciente, quando necessário, para as diferentes áreas médicas e paramédicas, para que as diversas possibilidades que podem interferir na problemática apresentada pelo paciente sejam concluídas. 



Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário