Você sabia que a Fonoaudiologia pode ajudar na Mastigação?







O ato de mastigar deve ser sempre eficiente, pois a má eficiência na mastigação é uma das principais causas dos problemas digestivos. O ideal é mastigarmos os alimentos que estão em nossa boca no mínimo 25 a 30 vezes com pausas entre cada deglutição, portanto é necessária a atenção nesse processo que é tão importante para nós. Se houver algum problema nesse processo, a Fonoaudiologia pode te ajudar.

Podemos dividir o ciclo mastigatório em três fases distintas: fase de abertura da boca, fechamento da boca e fase oclusal. Esta última, é caracterizada pela ação direta dos dentes no processo de trituração dos alimentos, o contato  dos dentes  ocasiona  forças interoclusais, devido  a contração isométrica dos músculos elevadores da mandíbula. A boca é parte do sistema digestório, cuja principal função é a absorção de nutrientes. Durante a mastigação, os dentes quebram os alimentos em pedaços menores e a saliva inicia o processo de digestão. 

É muito importante ter os músculos da mastigação e deglutição fortalecidos, porque dificuldades nessa área pode levar a pneumonias e engasgos, muito prejudiciais à saúde e qualidade de vida.

A principal recomendação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para uma mastigação correta é usar os dois lados da boca. Os movimentos devem ser verticais e rotacionais. Isso faz com que os músculos da boca se movimentem corretamente, evitando alterações na arcada dentária.

Dicas para mastigar melhor:

-Usar os dois lados da boca na hora de mastigar;
-Usar os dentes da frente para cortar o alimento, os pré-molares (meio) para triturar a comida e os molares (dentes de trás) para pulverizar as porções de comida.
-Evitar assistir televisão mastigando. A pessoa acaba prestando mais atenção na televisão do que na alimentação e no processo de mastigar;
-É importante prestar atenção na textura, cor e cheiro da comida;
-Evitar o consumo de líquidos durante as refeições;
-Mastigar em média 30 vezes antes de engolir a porção dos alimentos.

Receba atualizações do blog de Fonoaudiologia no seu email. Inscreva-se aqui.



Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário