Diagnóstico de Disfagia Sarcopênica






Estudo procurou esclarecer a associação entre força de língua e dos lábios com Disfagia Sarcopenica, avaliando a acurácia diagnóstica dessas medidas. O estudo foi realizado com pacientes com 65 anos ou mais, hospitalizados para reabilitação. O diagnóstico de disfagia sarcopênica era conferido aos idosos que apresentaram baixa massa e força muscular e alterações durante o teste de deglutição de água. A avaliação da força dos lábios e da língua foi feita por um patologista de fala e por realização de exames utilizando equipamentos específicos. Também foi avaliada a função cognitiva através do teste Mini-Mental, inflamação, pela dosagem de PCR, comorbidades associadas, Índice de Barthel, que avalia os fatores causais de sarcopenia – idade e índice de atividade física, estado nutricional – através do MNA-SF, e a escala de ingestão oral funcional (IOF).

Participaram do estudo 245 pacientes, sendo 86 no grupo disfagia sarcopênica e 159 no grupo normal ou disfagia não sarcopênica. A média de idade foi de 84 anos. A idade, o índice de Barthel, o MNA-SF e a força dos lábios e da língua foram significativamente menores no grupo disfagia sarcopenica (p<0,001 para todos). A força dos lábios e da língua se correlacionou com todos os fatores da sarcopenia – força de aperto de mão, circunferência da panturrilha, idade, Índice de Barthel e MNA-SF tanto para homens quanto para mulheres. A análise multivariada revelou que disfagia sarcopênica se associou significativamente com a força dos lábios e da língua mesmo após controle das variáveis. O ponto de corte para disfagia sarcopenica para homens e mulheres, respectivamente, foi de 10,4 N e 8,5 N para força dos lábios e 24,3 e 23,9 kPa para força da língua.

Com isso os autores concluíram que o aumento da força dos lábios e da língua está associado com diminuição da probabilidade de disfagia sarcopênica, e ambas as medidas foram úteis no diagnóstico da doença. Em indivíduos mais velhos, na suspeita de disfunção por sarcopenia, tanto a força dos lábios quanto da língua podem ser índices independentes para o diagnóstico de disfagia sarcopênica.

Referência:

Sakai K et al. Diagnostic accuracy of lip force and tongue strength for sarcopenic dysphagia in older inpatients: A cross-sectional observational study.Clin Nutr. 2019 Feb;38(1):303-309.

Conheça os 2 cursos sobre Disfagia que tem o preço de 1!

DISFAGIA II + DISFAGIA I Avaliação e tratamentos em adultos

Curso online com publico alvo, Fonoaudiólogos. Ministrante de referência nacional e internacional no tema. Saiba mais

Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo Whatsapp



Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário