Tratamento Fonoaudiológico para Disfagia




  • Receba notícias da Fono por Email
  • Drives Virtuais GRATUITOS para Estudantes e profissionais!
  • Seleção de Livros de Fonoaudiologia com ótimas ofertas!
  • Conteúdo sobre Fonoaudiologia em forma de Posts!
  • Grupo de Whatsapp



  • Após avaliação médica que deve investigar a origem dos sintomas, a reabilitação ocorre através da fonoterapia. O tratamento da disfagia deve envolver a equipe multidisciplinar tendo no mínimo o fonoaudiólogo, médico, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiro. Da equipe, o fonoaudiólogo é o profissional apto para avaliar e reabilitar as alterações da deglutição e comunicação.

    O profissional capacitado para avaliar e reabilitar o processo de deglutição é o fonoaudiólogo. Esse profissional irá avaliar o paciente e por meio de um atendimento especializado e personalizado poderá realizar adaptações na dieta, introduzir exercícios musculares ou treinar manobras para que a dinâmica da deglutição seja restabelecida ou adaptada no caso das alterações anatômicas, por exemplo.

    As adaptações na dieta modificam a preparação dos alimentos que serão ofertados aos pacientes. O fonoaudiólogo, após avaliação, irá orientar os cuidadores quanto às consistências alimentares, que são classificadas em pastosas, semissólidas, sólidas e líquidas. Entre elas, podemos subclassificar como alimentos heterogêneos ou homogêneos.

    Também é comum utilizar diferentes consistências de líquidos: líquido ralos, líquido néctar ou xarope, líquido mel e líquido pudim. Para melhor elucidar essa nomenclatura, podemos exemplificar como alimentos heterogêneos os alimentos que são constituídos por duas consistências, como a canja, que tem um caldo ralo, classificado como líquido fino, e pedaços de frango desfiado, classificado como alimento sólido. Quanto aos alimentos homogêneos, podemos descrevê-los como alimentos que mantêm um aspecto só, sem pedaços ou grãos, como um creme.

    Além disso, a maneira com que o alimento é ingerido também importa, sendo padronizado o volume de ingestão (quantidade por garfada e por refeição), a velocidade de oferta (intervalo entre as garfadas), o posicionamento do corpo, o utensílio utilizado, o local onde a refeição é realizada, os estímulos ou distratores ao redor, entre outros aspectos.

    NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

    A terapia fonoaudiológica também envolve exercícios musculares para melhorar a força e a mobilidade dos órgãos fonoarticulatórios e da musculatura da garganta, a elevação laríngea, a coordenação respiração-deglutição e o fechamento laríngeo. Cada um desses parâmetros, entre outros, que englobam a atuação fonoaudiológica dentro da disfagia, devem ser adaptados segundo a patologia de base do paciente, estado de alerta, comorbidades e considerando os resultados da avaliação do processo de deglutição, sendo o trabalho individualizado e personalizado.

    A duração do tratamento depende muito da doença de base (que deve ser investigada por um médico) e do nível de envolvimento do paciente. Nas doenças neurológicas progressivas, muitas vezes o trabalho tem o objetivo de adaptar uma dieta e manter a função de deglutição segura pelo máximo de tempo possível. Pode ser necessário que o paciente faço acompanhamentos periódicos para o fonoaudiólogo sempre reavaliar a função de deglutição ou que mantenha seus exercícios a longo prazo.

    No caso de disfagia pós intubação orotraqueal, por exemplo, a reabilitação costuma ser rápida e em poucas semanas de atendimento semanal a pessoa já restabelece o padrão de deglutição normal.

    Conheça os 2 cursos sobre Disfagia que tem o preço de 1!

    DISFAGIA II + DISFAGIA I Avaliação e tratamentos em adultos

    Curso online com publico alvo, Fonoaudiólogos. Ministrante de referência nacional e internacional no tema. Saiba mais

    Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo Whatsapp



  • Livros sobre Fonoaudiologia
  • Cursos online de Fonoaudiologia

  • Conteúdos para aprimoramento de estudantes e profissionais na Fonoaudiologia.
  • Aprenda tudo sobre Assimetria Facial e Motricidade Orofacial
  • Aumente suas possibilidades de atendimento com a Eletroterapia
  • Tenha domínio em todos os assuntos da Audiologia Clínica
  • Conquiste excelentes resultados usando a Laserterapia
  • Atenda ATM e suas DTM's com segurança na Fonoaudiologia
  • Transforme seus atendimentos em Disfagia dentro da Fonoaudiologia
  • Lista atual de Cursos
  • Comente:

    Nenhum comentário