Fonoaudiologia e a Terapia da fala








A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo o estudo das funções neurovegetativas, a mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração, e também a comunicação humana, no que se refere ao seu aprimoramento, desenvolvimento e distúrbios e diferenças aos aspectos auditivos periféricos centrais, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognasticas, orofaciais e na deglutição.

Esta também conhecida como foniatria ou terapia da fala, a Fonoaudiologia também estuda, causas, tratamentos, e soluções para distúrbios de pessoas de todas as faixas etárias.


De um modo geral, a fala de um indivíduo é a marca de sua condição, do seu modo de vida e de sua comunidade ou grupo social ao qual mais significativamente se vincula. Sua fala marca sua condição, ,seja de camponês, agricultor, operário, profissional liberal, professor, aluno, etc.. Também de um modo geral, ,o indivíduo no processo de interação verbal, através da fala, na sua condição, assinala também sua posição relativa frente aos demais indivíduos, seus interlocutores, considerando a condição e a posição destes. Nesta perspectiva, ,a língua ou variedade considerada padrão, ,que é a ensinada nas escolas, está associada às melhores condições de vida econômica e às mais altas posições dos indivíduos na hierarquia social instituída pela condição econômicas

Como funciona a terapia da fala ou Fonoaudiologia:

Os Fonoaudiólogos descobrem que tipo de problema de linguagem o aluno tem. Eles determinam o que está causando isso e decidem o melhor tratamento. Os fonoaudiólogos podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades trabalhando com elas individualmente, em pequenos grupos ou na sala de aula.

Podem ajudar com:

Problemas de articulação: não falar claramente e cometer erros nos sons.

Problemas de fluência: problemas com o fluxo da fala, como a gagueira.

Ressonância ou problemas de voz: problema com tom de voz, volume e qualidade.

Problemas de alimentação oral: Dificuldade em comer, engolir e babar.

 

Podem ajudar a tratar:

Problemas de linguagem receptiva: dificuldade em entender (receber) a linguagem.

Problemas expressivos de linguagem: problema ao falar (expressar) a linguagem.

Problemas de linguagem pragmática: problema ao usar a linguagem de maneiras socialmente apropriadas.


O fonoaudiólogo é o profissional que desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, e atua em ensino, pesquisa e consultoria. Pode compor equipes com outros profissionais, como fisioterapeutas e psicólogos. As atividades podem ser realizadas em setores públicos ou privados, em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, creches, berçários entre outros.




Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário