Benefícios de Exercícios para Assimetria Facial






A ideia por trás dos exercícios faciais é muito simples: assim como o corpo, os músculos da cabeça e do pescoço também devem ser exercitados para que desempenhem suas funções de maneira adequada e eficiente e atinjam o equilíbrio muscular desta região.

Os benefícios do tratamento são diversos, tanto estéticos quanto funcionais, mas dentre eles podemos destacar os seguintes:

Fortalecimento e sustentação da face.
Harmonização do estético e funcional.
Aumento da oxigenação e vascularização da pele.
Definição do contorno do rosto.
Melhoria da tensão e rugas entre as sobrancelhas.
Aumento da distância entre os olhos e sobrancelhas.
Suavização dos vincos das face e linhas de expressão.
Atenuação ou mesmo eliminação de rugas, sulcos, papadas, flacidez, marcas de expressão e sorriso gengival.
Minimização ou eliminação das mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas.
Equilíbrio das forças musculares da face e do pescoço.
Aquisição de hábitos orofaciais e cervicais saudáveis.
Adequação à postura, respiração, mastigação, deglutição e fala.

Como são realizados esses exercícios?

Os exercícios para os músculos da cabeça e do pescoço são indicados pelo Fonoaudiólogo após uma profunda análise dos dados obtidos na avaliação de cada paciente e de acordo com as suas necessidades. São exercícios de força ou movimento ou de contra-resistência, que irão preparar a musculatura para executar melhor suas funções (respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala).

O profissional de Fonoaudiologia indica quais exercícios miofuncionais preparam os músculos para executarem melhor as funções do sistema estomatoglossognático descritos acima, quantas vezes e por quanto tempo devem ser realizados, trabalhando-os conjuntamente com o paciente em cada sessão para alcançar seus objetivos.

Para concluir, a Assimetria Facial pode e deve ser tratada por um fonoaudiólogo, dentre outros profissionais. O Curso online - Assimetria Facial na Motricidade OroFacial vai dar ao fonoaudiólogo ou estudante de fonoaudiologia, condições de adquirir um olhar mais amplo de cabeça e pescoço, onde irá capacitá-lo a realizar um diagnóstico nas assimetrias faciais. Entendam como assimetrias faciais, a grande maioria dos nossos pacientes de motricidade orofacial, se não todos. Saiba mais clicando aqui!




Eu sou a Dani, a atendente do Quero Conteúdo. Se você quiser ter conteúdo sobre esse tema para estudo, entre em contato pelo Whatsapp ou email do site . Conheça também nossa página de materiais educativos gratuitos .

Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário