Audiologia dentro da Fonoaudiologia









A Audiologia é uma especialidade da Fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens. Ou seja, busca uma boa saúde auditiva.

O audiologista é o profissional de fonoaudiologia especializado no sentido da audição e análise das capacidades acústicas de equipamentos eletrônicos como, por exemplo, fones de ouvido e aparelhos para a audição. A sua atuação assim como do fonoaudiólogo é vasta, indo do ramo empresarial à área de eletroeletrônicos.

A audição envolve um complexo conjunto de estruturas que começa na orelha, passa pelo ouvido interno até atingir o nervo auditivo e o cérebro. Ouvir e escutar demandam processos mecânicos, químicos e neurofisiológicos complexos que nos permitem a comunicação. E é nesses processos que a Audiologia atua.

O especialista em audiologia, portanto, intervém identificando distúrbios estruturais ou processuais que podem afetar a audição. Além disso, o profissional de audiologia realiza tratamentos para recuperar ou compensar perdas auditivas por meio de procedimentos médicos, cirúrgicos ou uso de aparelhos auditivos.

Um recurso mais atual são os exercícios para treinar as habilidades auditivas. Eles previnem déficits futuros, melhoram a capacidade de entendimento e podem complementar técnicas de reabilitação. Sua vantagem é a ampla aplicabilidade aos mais diversos tipos de distúrbios auditivos.

Pessoas com perda auditiva chegam ao consultório muito angustiadas por não poder escutar. Muitas vezes sofrem pressões da família, estão isoladas da sociedade por não ouvir direito. É um sofrimento diário – ainda mais se o paciente estava há anos na fila do SUS. Com a adaptação do aparelho auditivo, o paciente percebe na hora que sua vida pode mudar – e como muda!

A Audiologia, muitas vezes, tem uma imagem impessoal, comercial. Mas se engana profundamente quem pensa que fazer a adaptação de aparelhos é um processo frio, mecânico, focado no lucro.  Participar da adaptação de uma prótese auditiva é mudar para melhor a vida de um paciente, ajudá-lo a resgatar pequenos – ouvir o barulho da chuva – e grandes – recuperar sua vida social – prazeres.

 É fundamental a avaliação do audiologista em casos de alteração, suspeita de lesão ou sequelas de enfermidades locais ou sistêmicas. O restabelecimento da comunicação sonora dentro dos limites de atuação do Fonoaudiólogo é fundamental para os pacientes.

Muito ampla e uma das primeiras áreas a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), o audiologista, fonoaudiólogo especialista em Audiologia, atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proprocioando desde terapias até à adaptação de aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), os conhecidos aparelhos auditivos, para aqueles que perderam parcialmente a audição. Uma outra vertente da área, reabilita pessoas com problemas relacionados à equilibrio e zumbido, grandes causadores de procura a profissionais da saúde. Através de terapias, o fonaoudiólogos proporciona ao indivíduo com distúrbios relacionados ao sentido da audição e do equilíbrio melhor qualidade de vida.  




Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário