7 dicas para facilitar a mastigação em crianças especiais







Para o desenvolvimento infantil, a alimentação sólida representa o estímulo e fortalecimento dos músculos faciais. A criança que apenas suga fortalece apenas alguns músculos, deixando os demais enfraquecidos e prejudicando funções que necessitam deles, como a fala. 

Para desenvolver a musculatura oral e facial adequadamente, é preciso estimulá-los. Assim, a criança deve passar por todas as etapas da evolução alimentar. A fonoaudiologia pode facilitar a criança a passar por todas essas etapas.

As crianças portadoras de necessidades especiais precisam de hidratação constante, ainda mais quando consomem produtos industrializados ou fórmulas especiais.

As que utilizam sonda de alimentação acabam consumindo água de maneira involuntária. Por isso, é importante que o profissional que as acompanha calcule as quantidades de água utilizadas na limpeza do utensílio, após as refeições, para que não exceda a conta.

Veja algumas dicas para facilitar o processo de mastigação em crianças especiais:

1- Dê água apenas na colher aos que engasgam com muita facilidade, ou aos que não estão acostumados com ela (a água, e a colher também). Dê em pequenas quantidades também aos que se alimentam apenas por sonda.

2 – Ofereça frutas frescas suculentas e macias, ao menos 3 vezes ao dia. Utilize a redinha de alimentação ou coloque pedaços de alimentos macios enrolados em uma gaze. Encoste nos dentes superiores do canto da boca, e ajude a movimentação mandibular, com suas mãos, para exercitar a mastigação, língua e outros músculos da face;

3- Converse com a fonoaudióloga sobre engrossantes para a água e outros líquidos. Costumam comercializar um á base de ágar ágar, uma alga marinha. Algumas crianças podem apresentar reações adversas ao produto.

4 – Engrosse indiretamente, através dos alimentos. Utilize abobrinha ou chuchu em todas as papinhas, agregando mais água ao preparado.

5 – Quando não tem muito jeito, passe a acrescentar água pura aos alimentos após o preparo, em vez de dar diretamente;

6- Deixe experimentar sabores e texturas, mesmo que use alguma sonda. Quanto menor essa possibilidade, mais vai engasgar com tudo, mesmo com fonoaudiologia, atendimento em disfagia…

7 – Lembre-se também de limpar os dentes todos os dias. Se utiliza sonda, limpe a boca com auxílio de uma gaze esterilizada, enrolada em seu dedo, levemente umedecida, ou passe a escova sem creme dental com flúor, para os menores.

Receba atualizações do blog de Fonoaudiologia no seu email. Inscreva-se aqui




Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário