Podemos dizer que a fonoaudiologia escolar atua tanto na escola comum quanto em escolas especiais.
A atuação do profissional dessa área é ampla e de grande importância no processo educacional, além do acompanhamento com os alunos é realizado um trabalho com os educadores, no sentido de utilizar técnicas que os auxiliem de uma maneira diferenciada na prática, assim são capazes de detectar possíveis distúrbios e fazer o devido encaminhamento. Ao longo dos últimos anos, práticas fonoaudiológicas educacionais têm sido direcionadas para identificar alterações de linguagem e aprendizagem do aluno. Diversos profissionais têm debatido esse contexto que, em última instância, se reflete no fracasso escolar.
Atualmente a aceitação do fonoaudiólogo já é reconhecida nos grandes centros e indicada pelos profissionais de educação, no caso de alunos que apresentam alterações na comunicação oral e principalmente na escrita.
É importante frisar que as ações neste campo de trabalho sofreram ajustes, amadureceram e foram transformadas segundo a evolução da Fonoaudiologia enquanto ciência e também de acordo com as modificações das ações no campo educacional. Os novos modelos teóricos, educacionais, sociais e éticos, assim como a legislação foram moldando as novas práticas. De um processo centrado na relação saúde-doença, move-se para o foco preventivo e, deste, para a promoção da saúde, notadamente no que se refere à promoção da aprendizagem e potencialização do desenvolvimento humano.
Portanto, esta mudança de paradigma conduziu as ações fonoaudiológicas nas escolas a uma perspectiva centrada no processo de desenvolvimento biológico, psicológico, cultural e social do ser humano.
Lembrando que a participação do fonoaudiólogo também pode acontecer em associação com a equipe pedagógica na escolha de métodos e técnicas que favoreçam a aprendizagem, sempre levando em consideração as condições dos aprendizes, sejam crianças, jovens ou adultos, com a finalidade de aprimorar seus padrões de leitura e escrita. Além disso, o fonoaudiólogo fica responsável por esclarecer os profissionais, à medida que surjam problemas relativos à sua área.
Para finalizar, Atuação Fonoaudiológica dentro das Instituições de Ensino vem sendo cada vez mais solicitada, por ser capaz de trabalhar com a prevenção, estimulação, diagnóstico e tratamento das diversas desordens do desenvolvimento infantil envolvendo alterações de comunicação, desempenho cognitivo(atenção, memória, raciocínio) e de aprendizagem. Se você é fonoaudiólogo e deseja atuar dentro da Educação, o Curso Fonoaudiologia Educacional é para você.Clique aqui e saiba mais!
Conteúdos para aprimoramento de estudantes e profissionais na Fonoaudiologia.
Nenhum comentário