Dentre as habilidades ensinadas incluem-se os comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo
1- Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional;
2- Comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática;
3- Atividades da vida diária como higiene pessoal.
4- A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, auto lesões,agressões verbais, e fugas
Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de consequências favoráveis ou positivas (reforçadoras).
De modo geral, usamos dicas físicas, verbais, visuais para ajudar a criança a ter sucesso nas tarefas de ensino. Também usamos itens preferidos (brinquedos, por exemplo) para reforçar essas respostas e garantir que elas vão aumentar de frequência no repertório do paciente. Podemos começar com o ensino de repertórios que são pré-requisitos da fala, no entanto, o trabalho é individualizado e personalizado. Se uma criança, já chega para avaliação com respostas de falante, pedindo e nomeando coisas, por exemplo, vamos elaborar um plano de ensino para ampliar essas habilidades, para que elas sejam as mais próximas do repertório de uma criança neurotípica da mesma faixa etária. Assim, trabalhamos com diversos comportamentos de acordo com a avaliação feita de cada criança. Os dados são coletados continuamente para avaliar o procedimento e o comportamento alvo da intervenção.
Concluindo, a terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.
Muitos profissionais da área da saúde, da educação e familiares buscam conhecimento com o objetivo de ofertar condições mais favoráveis de aprendizado para ajudar seus pacientes, alunos e filhos com diagnóstico de TEA- Transtorno do Espectro Autista a se desenvolverem da melhor forma possível. O Curso online Aba e Autismo foi pensado a partir dessa necessidade. Clique aqui e saiba mais!
Conteúdos para aprimoramento de estudantes e profissionais na Fonoaudiologia.
Nenhum comentário