Receba notícias da Fono por Email
Drives Virtuais GRATUITOS para Estudantes e profissionais!Seleção de Livros de Fonoaudiologia com ótimas ofertas!Conteúdo sobre Fonoaudiologia em forma de Posts!Grupo de Whatsapp
Antes de iniciar a apresentação do desenvolvimento da fala e da linguagem, é importante retomar a diferença entre esses dois conceitos.
Linguagem é o sistema simbólico usado para representar os significados em uma cultura, abrangendo seis componentes: fonologia (sons da língua), prosódia (entonação), sintaxe (organização das palavras na frase), morfologia (formação e classificação das palavras), semântica (vocabulário) e pragmática (uso da linguagem).
A fala é o canal que viabiliza a expressão da linguagem e corresponde à realização motora da linguagem. Em outras palavras, a linguagem significa trocar informações (receber e transmitir) de forma efetiva, enquanto que a fala refere-se basicamente à maneira de articular os sons na palavra (incluindo a produção vocal e a fluência).
O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para identificar, diagnosticar e tratar indivíduos com distúrbios da comunicação oral e escrita, voz e audição. Entretanto, nesse processo, é fundamental a participação de outros profissionais que acompanham o desenvolvimento infantil, como pediatras, educadores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, agentes comunitários de saúde, entre outros.
Desta forma, no desenvolvimento inicial da comunicação, é importante observar o vocabulário; a extensão frasal (número de palavras utilizadas); a complexidade sintática das frases; a entonação; a articulação de cada um dos fonemas (sons) da língua; as trocas presentes na fala da criança; o uso da linguagem pelo discurso e pela iniciativa comunicativa; bem como a fluência de fala (número de rupturas ou disfluências na fala e velocidade de fala).
De maneira geral, pediatras e professores são os primeiros profissionais solicitados a opinar e orientar, por serem mais presentes no acompanhamento do desenvolvimento infantil. Mas tal intervenção só ocorrerá em bom nível técnico com a presença direta ou indireta de um fonoaudiólogo
Livros sobre Fonoaudiologia
Conteúdos para aprimoramento de estudantes e profissionais na Fonoaudiologia.
Intervenção Fonoaudiológica no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Ebook Fonoaudiologia no Autismo
Reabilitação da Fala na Fonoaudiologia: Estratégias Eficazes para Resultados RápidosFonoaudiologia
Fonoaudiologia na Disfagia: Protocolos, Técnicas e Exercícios para um Atendimento Eficiente
Fonoaudiologia Infantil: Abordagens e Exercícios para Problemas de Linguagem e Fala
Papel da Fonoaudiologia na Amamentação
Lista atual de Cursos
Comente:
Nenhum comentário