Fonoaudiologia na dificuldade de comunicação no Autismo







As crianças com TEA têm dificuldade em estabelecer comunicação. Por isso, a relação entre fonoaudiologia e autismo explica que os profissionais da área podem ser grandes aliados. É o caso da fonoterapia, uma das formas de tratamento de TEA que ajuda muitos pacientes.

Apesar da TEA de ser um diagnóstico médico, a fonoterapia também contribui para o tratamento de sintomas. Ela pode auxiliar, por exemplo, com a dificuldade de se expressar e padrões de repetição de fala.

A linguagem de pessoas com autismo é sempre muito comprometida, as alterações variam de acordo com o caso. Para tratar distúrbios de linguagem, o fonoaudiólogo avalia, de acordo com o diagnóstico, o planejamento adequado de intervenção onde serão trabalhadas as dificuldades apresentadas durante a avaliação.

A maioria dos indivíduos com autismo apresenta dificuldade, por exemplo, em utilizar a linguagem para se comunicar em um contexto, em iniciar a comunicação e mantê-la. Assim como dificuldades em formar sentenças, atrasar ou ter ausência de fala ou alterações de articulação e, repetição da fala dos outros. Outro aspecto que complica o diálogo e a interação social é a dificuldade em compreender a mente dos outros, não conseguindo se colocar no lugar da pessoa com quem se está falando e aceitar o ponto de vista dela. O profissional de fonoaudiologia também trabalha a percepção simbólica do autista. Em casos de autistas que não falam, o fonoaudiólogo e a família devem elaborar um sistema de comunicação alternativo.

O Curso Aprendizagem das pessoas com TEA será 100% Online e proporciona diversos recursos práticos para qualificar as intervenções na aprendizagem das pessoas com TEA - Transtorno do Espectro Autista , independente do ambiente que esteja inserido seja familiar, escolar ou terapêutico. Há vídeos aulas e um ebook com o passo a passo de todas as orientações, além do certificado com carga horária de 10 horas. Clique aqui e saiba mais!




Dicas para profissionais
  • 3º Conafono – Disfagia
  • Drive Virtual de Fonoaudiologia
  • Curso online de Fonética e Fonologia

  • Comente:

    Nenhum comentário